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"EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.” Chico Xavier.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

JOGO: BATALHA NAVAL





Conteúdos explorados: Plano Cartesiano
Objetivos: Trabalhar o conceito de par ordenado através de uma atividade lúdica: o
jogo “Batalha Naval”, disputado entre dois ou mais jogadores.
Material: Folhas de atividades, lápis e borracha.
Atividade: Na sala de aula os alunos deverão sentar uns em frente aos outros a uma distância de aproximadamente 1,5m para que um não possa ver o jogo do adversário e ainda assim poderem se comunicar.
Regras do Jogo:
1- Desenhar os três tipos de barcos na quantidade e na posição indicada na folha de atividade, no tabuleiro. Nenhum barco pode ficar encostado a outro.
2- Determina-se quem deve começar com os tiros.
3- Quando um grupo der o tiro deve registrar seu tiro na tabela designada “chute” de forma ordenada: o primeiro número corresponde ao eixo x e o segundo ao eixo y. (par ordenado).
4- O grupo que estiver recebendo o tiro deve marcar a posição do tiro tomando com um X em seu tabuleiro e responde ao seu adversário se o tiro foi “água” caso não tenha acertado nenhum barco ou parte desse ou “fogo” caso tenha acertado. Se esse tiro for o último a acertar totalmente um barco ( ou o primeiro sobre o submarino) o grupo que recebeu o tiro deve responder “afundou”.
5- Aquele que estava marcando seu chute na tabela deve marcar logo em frente desta, na mesma linha, a letra “A” se acertou na água; a letra “F” se acertou em uma parte do barco ou “OK” se afundou um barco.
6- Depois é a vez de o opositor dar seu tiro e se repete as mesmas regras.
7- Para cada barco afundado valem as pontuações registradas na folha de atividades.
8- O jogo termina quando um dos grupos afundar toda a frota adversária.
9- Ganha o grupo que afundou a frota adversária.

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